terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A arte de cuidar.


Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano. Seja comunitário ou individualmente familiar a atenção dada pelo profissional vai além das fronteiras.
Atividades como de promoção, protenção, profilaxia e recuperação do paciente é feita de maneira autônoma ou por equipes capacitadas para devolver a estabilidade física, psicológica e social do indivíduo.
No Brasil o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção ( profilaxia) e recuperação do paciente. Prestam assistência ao indivíduo ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Um setor de extrema importância hoje é o PSF, Programa de Saúde da Família. Mais próximo da comunidade, principalmente onde o acesso a um hospital fica prejudicado em decorrencia de obstáculo geograficos e políticos, esse programa leva a sociedade uma nova qualidade de vida na prevenção de doenças epidemicas ou sexualmente transmissiveis.
A enfermagem tem um papel muito importante na recuperação dos pacientes, não basta apenas prescrever a medicação e os cuidados, o contato humanitário estabelecido entre o profissional e o indivíduo reaviva-o, mostrando que no trabalho de equipe a saúde prevalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário